quinta-feira, 9 de outubro de 2008

*História da Alimentação (resumo)*

Evolução da alimentação:

A alimentação é muito importante na vida. Tudo começou quando o homem primitivo começou a caçar os animais, porque sentia fome e tinha de se alimentar. Eram nómadas, recolectores, logo alimentavam-se de tudo. Quando o homem começou a evoluir, descobriu a agricultura e a pecuária. Com esta descoberta passaram a ser sedentários, o que era bom porque não tinham de se deslocar de um sítio para o outro. Mas também tinha o seu lado negativo, porque cada um comia o que produzia (agricultura - só comiam vegetais, pecuária - só comiam carne). Com isto, a alimentação passou a ser desequilibrada (1ªrevolução). A determinada altura, o homem percebeu que a troca de alimentos fazia com que a alimentação fosse melhor e mais variada, então começaram a fazer essa troca (2ª revolução). Tempos depois, apareceu a moeda, então formaram-se grupos sociais. Havia então, pessoas ricas e pessoas pobres. Os ricos alimentavam-se normalmente de carnes, enquanto que os pobres tinham que se alimentar com aquilo que produziam. Temos então de novo uma alimentação desequilibrada, porque voltaram a alimentar-se apenas duma especialidade alimentar (3ª revolução).

Alimentação na actualidade:

Para mim a alimentação actual é uma alimentação desequilibrada. Nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, alimentam-se muito à base de Fast-Food, o que é extremamente mau. Este torna-se um hábito tão grande que se propaga pelo mundo inteiro, fazendo com que os outros países se alimentem da mesma maneira. E depois também há um problema, é o dinheiro. Em tudo o mundo, dão imenso valor ao dinheiro, logo os bons alimentos vendem-se a um preço alto e os menos bons a um preço baixo, é claro que as pessoas vão obtar pelos mais baratos que são os menos bons. Se toda a população do mundo não desse tanto valor ao dinheiro, talvez os alimentos fossem todos ao "mesmo" preço.

Vejam:


domingo, 5 de outubro de 2008

*1º Desafio proposto pela Stora*

Sobre este assunto (pobreza) tenho a dizer que, sinto-me feliz por ter nascido num país que não tem estas dificuldades (quase). É sempre bom pensar que quando chegarmos a casa vamos ter o frigorífico e a dispensa cheios para nos encherem a nós. Mas também podemos pensar que há milhões de pessoas que não têm direito a 1/3 daquilo que nós temos! É triste quando olhamos para aqueles vídeos, aquelas fotografias e pensamos: "e se fosse eu naquela situação ?". Nós, os adolescentes temos que fazer a diferença e ajudar a acabar com esta pobreza, existem inúmeras instituições a trabalhar para acabar com isto. E nós como bons cidadãos e boas pessoas devemos contribuir para o fim deste mal, ou não ? Devemos deixar que isto se alastre, até chegar a nós ? Vermos o nosso planeta, aquele onde vivemos a acabar numa lástima ? Não! Vamos combater este mal e acabar com a pobreza! E já agora, quando se forem sentar à mesa para mais uma refeição, pensem nestas pessoas e não mandem comida fora.

Vejam e reflictam:


*Breve resumo sobre a história da alimentação* (respostas à ficha)

  • Como se processava a alimentação do Homem Primitivo ?
O homem primitivo era como um animal, caçavam, pescavam e colhiam os frutos que a natureza lhes "dava", e funcionavam desta maneira porque ainda não tinham descobrido a agricultura e a pecuária. Comiam os alimentos certos, mas só porque o instinto os levava a isso. Sim, eles não o faziam racional em relação à alimentação, pois não conheciam nada acerca da mesma.

  • Quais as principais razões que levaram o Homem a criar novos hábitos alimentares ?
Nalgumas regiões só haviam 1 tipo de alimento (nesta altura já conheciam a agricultura), então, havendo apenas 1 tipo de alimento o homem em vez de ter uma alimentação pouco variada, passou a ter uma alimentação pouco variada. Com o passar do tempo o homem foi perdendo o seu instinto alimentar. Ex: Época das batatas, só comiam batatas. Época das cenouras, só comiam cenouras. Etc ..
Nos dias de hoje, ainda existem povos que se alimentam daquilo que produzem.

  • O que é a alimentação racional ?
A alimentação racional é a alimentação que contém um pouco de tudo, ou seja, e equilibrada e variada.