quinta-feira, 21 de maio de 2009

*Aparelho Respiratório*

Localiza-se: cabeça e cavidade torácica

Constituição: 

  • Vias respiratórias (fossas nasais, faringe,laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, sacos alvéolares e alvéolos pulmonares)
  • Pulmões (direito - 3 lóbulos e esquerdo- 2 lóbulos)
  • Orgãos auxiliares (diafragma, músculos interocstais e costelas)



*Morfologia*

Fossas nasais - São 2 orifícios que se localizam desde as narinas até à faringe e estão revestidos por uma mucosa que contém pêlos que servem para filtrar, aquecer e humedecer o ar.

Faringe - É orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o aparelho digestivo (epiglote)

Laringe - Localiza-se entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são duas pregas que vibram quando o ar a passar. É o que nos faz emitir som.

Traqueia - Tubo que tem entre 10 a 12 cm de comprimento, localiza-se na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago, é revestida por um tecido muscular (que é revestido por cílis) e por anéis cartilagíneos.

Brônquios - São 2 tubos menores que a traqueia, que levam o ar aos pulmões. Tal como a traqueia, os broônquios são revestidos por um tecido muscular (cílis) e por anéis cartilagíneos.

Bronquíolos - São ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos pulmonares - São pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar

quarta-feira, 20 de maio de 2009

*Trabalhos*

  • Martim, Antunes e Tomás:
O tema abordado foi a SIDA. Havia um pouco de nervosísmo por partes dos 3, não conseguiram aprofundar bem o tema. O Tomás foi o que apresentou melhor.


  • João Fernandez, Castel-Branco e Palma:
O tema escolhido foi o aparelho reprodutor feminino. Tinham um power point pouco desenvolvido, o Castel-Branco tava pouco preparado, o Palma falou muito pouco também conseguindo ainda dizer uma "asneira". O Fernandez estava bem preparado e sabia o que tinha que falar, ainda assim acho que poderiam ter falado de mais alguns aspectos.
Gostei do modelo do aparelho que fizeram.


  • Maria João e Sofia Lucas:
O trabalho era sobre a anorexia e a bulimia. O cartaz elaborado estava apelativo, conseguiram apresentar bem a informação através do power point.


  • Oliveira e Viegas:
Dimorfismo Sexual foi o tema escolhido, não abordaram muito bem o tema. Falaram de pouca coisa e não conseguiram explicar muito bem através do power point.


  • Trindade e Crava:
Decidiram abordar o tema dos Tipos de Sangue. Não tinham o trabalho completo mas conseguiram abordar bem o tema (embora faltassem alguns pontos) mesmo não o tendo concluído. Interagiram bem com a turma, mas repetiram muitas vezes uma frase: "como vocês sabem..." e falavam os dois muito baixo.


  • Rita e Sofia Borges:
Trabalho sobre as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Interagiram bem com a turma e abordaram bem o tema. Conseguiram fazer com que ficássemos a saber mais de cada doença. O vídeo estava apelativo, mostrava a realidade daquelas doenças e os panfletos foi uma excelente ideia, assim qualquer dúvida que tenhamos é só consultar o panfleto!


  • Carolina, Mafalda e Sara:
Falaram sobre a hereditariedade. Para mim este foi o melhor trabalho de todos. Tinham toda a informação necessária, conseguiram explicar bem a matéria e ocuparam as duas horas. Tinham o trabalho dividido em 3 partes: ADN (Sara), Hereditariedade - dominante/recessivo (Mafalda) e Trissomia 21 (Carolina). Interagiram muito bem com a turma e no final fizeram uma experiência com toda a turma (extracção do ADN da cebola).


*Aparelho Respiratório - Difusão*

Dão-se trocas gasosas entre o alvéolo pulmonar e o capilar. O CO2 que está no capilar sai e vai para o alvéolo pulmonar e o O2 que estava no alvéolo pulmonar vai para o capilar.
A este processo chama-se difusão: Os gazes passam de zonas de maior concentração para menor concentração.

*Aparelho Respiratório - Movimentos Respiratórios*

Inspiração:

Fossas Nasais - o ar é aquecido e filtrado

(NEXT)

Faringe

(NEXT)

Laringe

(NEXT)

Traqueia

(NEXT)

Brônquios

(NEXT)

Bronquíolos

(NEXT)

Alvéolos Pulmonares- difusão/hematose pulmonar.

\ Movimentos de inspiração /

  • Músculos intercostais contraem
  • As costelas sobem e vão para fora
  • Cavidade torácica aumenta
  • O diafragma contrai e desce
  • Os pulmões aumentam e o ar entra cheio de oxigénio


Expiração:

O ar com CO2 sai dos alvéolos pulmonares e vai para o exterior através dos bronquílos

(NEXT)

Brônquios

(NEXT)

Traqueia

(NEXT)

Laringe

(NEXT)

Faringe

(NEXT)

Fossas Nasais/Boca

\ Movimentos de expiração /
  • Os músculos intercostais relaxam
  • As costelas sobem e vão para fora
  • O diafragma sobre e relaxa
  • Os pulmões contraem e o ar sai cheio de dióxido de carbono